segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Auto/arte - educar



Tenho trinta anos, e um filho com 5 meses. Tenho a possibilidade de ser mãe... de educar e auto-educar. Tenho enormes desafios de criadora, mas muitas motivações de criatura. Tenho ofícios a cumprir! Voz para cantar, mãos para fazer e coração para refletir.
Entendendo que muitas limitações que se revelam na fase adulta têm sua raiz na infância, meu olhar atualmente está bastante interessado nessa fase da vida, nas pessoas enquanto crianças.
Atualmente, exercendo a licença maternidade, me sinto inspirada pela criação cotidiana, pela arte enquanto escolha de vida. Um sentimento de isolamento do mundo se contrapõe ao de maior pertencimento a ele. A arteducação se expressa na relação entre a cria e a criatura. Antes de ser mãe nunca havia pensado no significado desta brincadeira com as palavras cria, criação, criatura, criador(a)... Aliás, muita coisa não havia pensado antes de me tornar mãe.
Antes possuía o desejo que minha casa se tornasse um ‘Ambiente Pedagógico’, hoje isso é uma necessidade. E assim está posto meu desafio atual enquanto arteducadora.
Influenciada por um recente trabalho feito junto ao maternal do Acalanto Jardim de Infância (Holambra, SP) tenho observado e refletido sobre a influencia dos trabalhos de ofício na formação humana. Onde estão os marceneiros, padeiros, sapateiros, etc? Construir com as próprias mãos, fazer seu próprio alimento/vestimenta, confiar na transformação dos ingredientes... Que influência pode ter tudo isso enquanto formação? O educador(a) como alguém que faz o tempo todo, alguma coisa, que cumpre seus ofícios. Ora cozinha, ora varre, ora costura, ora arruma o espaço, ora coloca água nas plantas... E assim como seus ofícios, educa! Arteduca! Educa fazendo...
Qual a influência na formação da criança quando a mesma convive com adultos (pais) que não cumprem estes ofícios, ou que não executam esse tipo de trabalho nas suas próprias casas? Tendo em conta que isso está se tornando cada vez mais comum, o que isso pode significar em termos de formação humana? Essa referência íntima e familiar (e aqui também penso na escola como lugar de cultivo desta referência) é passada, atualmente com bastante freqüência, para outra pessoa que não os próprios pais.
E como os ofícios interferem nas brincadeiras infantis? Que relação tem o fato de estar cada vez mais extinta as atividades de ofícios, as atividades manuais, com a grande demanda de brincadeiras eletrônicas e automáticas?
Não tenho resposta, talvez muitas perguntas. Inclusive me sinto aprendendo a ler todas essas informações... O que é revelado em cada brincadeira? Como a brincadeira escolhida revela a criança e sua própria história? E por aí vai... as perguntas não param! Por ora me contento com estas perguntas auto-provocadoras. E finalizo como iniciei: Tenho trinta anos, e um filho com 5 meses. Tenho o Pedro! Tenho muitas perguntas pela frente...!
Pelo prazer de gerar e criar!


Lúcia Vernet
ABRA – Rede Brasileira de Arteducadores
Coord. de Formação e Recursos Pedagógicos

Um comentário:

  1. Olá amiga! Sou Elis tenho 35 anos, mãe de uma adolescente de 14 anos, técnica em arte educação, artista circense, trabalhadora e amiga em muitas horas. Percebo sua preocupação com a arte de aprender e repassar os ofícios.Em tempos de contrl + C contrl + V é muito complicado tirar essa era da informática do dia dia da população mas, não é impossível. Temos que ser abrir o baú da vovó e adaptar as novas formas de educomunicação. Trabalho no Projeto Saúde e Alegria e aqui todas as nossas atividades na maioria delas usamos o cartaz, o flanelografo, o lúdico para que a comunicação dos assuntos que estamos passando seja alegre divertido, pois dessa forma torna as reuniões mais agradáveis e muito mais informativas pois sempre aparece situações que aprendemos nas comunidades onde trabalhamos. A vida é a busca do aprendizado de forma prazerosa e não chata e tabulada.
    Um abraço mocorongo!!
    www.redemocoronga.org.br

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