sexta-feira, 3 de julho de 2009

II ENCONTRO NACIONAL DE ARTEDUCADORES_ Viva a diversidade viva! Abraçando a Cultura por Transformações Sustentáveis

A Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) e Casa do Sol realizam em Salvador – Bahia, o II ENA: Encontro Nacional de Arteducadores que acontecerá entre os dias 1 a 4 de outubro de 2009.

A Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) dedica-se a apoiar, difundir e interligar projetos que utilizam as linguagens artísticas como ferramentas pedagógicas transformadoras para a formação e produção cultural. Reúne e colabora com educadores comprometidos com a criação de intervenções culturais e interculturais que valorizam a construção de processos coletivos em comunidades, escolas, universidades, grupos e organizações de culturas populares. A ABRA, através da sua rede incentiva a criação de propostas e políticas públicas voltadas a arteducação. E também busca a ampliação de diálogos para fortalecer suas raízes Latino Americanas.

O II ENA amplia e focaliza suas ações com oficinas e intervenções artísticas nas comunidades populares de Salvador e Região Metropolitana. Com ações descentralizadas o evento tocará a cidade, interferindo efetivamente nas práticas dos projetos e ONGs parceiros. O ENA possibilita aos seus participantes a oportunidade de criar e realizar atividades de arteducação em diferentes comunidades de Salvador e Região Metropolitana, gerando vínculos solidários e efetivos entre os bairros e arteducadores de todo o Brasil.
Como promover o diálogo entre sonhos em construção e projetos já existentes? Quais alternativas para enfrentar os desafios econômicos, sociais, ambientais e políticos do século XXI? Quais são as iniciativas que estão transformando o país através da arteducação? Como as outras áreas do conhecimento e atuação humana dialogam com a arteducação nos seus trabalhos?
Estas são algumas questões que inspiram o II Encontro Nacional de Arteducadores. E convidamos você, seu grupo ou instituição a colaborar em processos de transformação social através das linguagens artísticas e a criar alternativas para pensar o mundo de uma outra forma, em busca de novos paradigmas no campo social, da cultura e da educação.


Salvador rumo ao II ENA: homenagem à vida do teatrólogo Augusto Boal - 29 de maio de 2009 UFBA

COMO PARTICIPAR DO EVENTO

São convidados a participar do eventos arteducadores, educadores do ensino formal e não formal, artistas, educadores populares, profissionais de áreas diversas que utilizem as linguagens artísticas em seus projetos, lideranças comunitárias, estudantes e interessados afins.
Através de inscrição como Participante (Ficha de inscrição + pagamento de taxa) ou com Proposta de Apresentação de Trabalho.

Existem quatro modos de participar do evento com Proposta de Trabalho:
√ Comunicação (relato de Experiência) – Que será compartilhado em grupos de diálogo com duração de 15 minutos. Enviar resumo da pesquisa/experiência que deseja partilhar em grupos de diálogos. Preencher ficha de inscrição + pagamento de taxa.

√ Oficinas – Você poderá oferecer proposta de atividade prática com 4 horas de duração, incluindo uma avaliação do processo para comunidades de Salvador e região metropolitana. Os oficineiros que tiverem suas propostas selecionadas iniciarão um diálogo autônomo E MEDIADO com a ONG ou projeto onde irão realizar a atividade, criando trocas de saberes e reestruturação coletiva da proposta apresentada. Preencher ficha de inscrição + pagamento de taxa.

√ Mosaico Científico – Você poderá mostrar o seu trabalho ou de sua organização/ instituição através de um Painel Criativo (com fotos, painéis, objetos, obras, vídeos, música...), revelando suas reflexões e práticas em arteducação para a transformação pessoal e social. Espaço destinado a cada painel: dimensão 1 X 2 com possibilidade de utilizar uma pequena mesa para expor materiais e cd room (computadores serão de sua responsabilidade).

√ Intervenções Artísticas – Poderá apresentar uma proposta de apresentação artística. As propostas passarão por uma seleção realizada pela comissão organizadora

Os inscritos poderão participar de oficinas, rodas dialógicas dos relatos de experiência.
Cada participante é convidado a trazer para o ENA um objeto que represente sua comunidade ou região para ser compartilhado, além de fotos e outros materiais sobre a sua prática em arteducação.
O evento será realizado em dez comunidades populares de Salvador e Região Metropolitana e em instituições parceiras como Universidade Federal da Bahia, Policia Militar, escolas e teatros
A solidariedade é uma das diretrizes de todos os encontros da Rede ABRA e caso necessário os participantes terão a disposição alojamento. (Solicitar na ficha de inscrição)



Reunião da Equipe Local ABRA/BA e Coordenação Nacional da ABRA - maio de 2009

2 comentários:

  1. Olá, onde posso realizar minha inscrição?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Como faço pra entrar em contato com os organizadores do evento.
    Algum e-mail? telefone?
    Grata,
    aguardo retorno: analue10@gmail.com

    ResponderExcluir